17 de fevereiro de 2015

Calcanhares novos




Estas meias foram as primeiras que eu fiz, 
há já alguns anos,
e escolho-as para dormir, 
sempre que sinto os pés frios.
Mas elas não passam só pelos lençóis macios,
passam também pelo chão, 
como se fossem pantufas.
Porque são quentes e grossas,
fortes e macias.
Como podem reparar pela foto,
o calcanhar que está roto,
já não é o original.
Sei que tenho fotos da meia em nova,
do primeiro calcanhar,
do segundo,
mas, corri tudo e não as encontro!!
Assim resolvi mostrar umas fotos,
de como faço um calcanhar novo, 
para substituir o roto.

Desmancho todo o calcanhar, até conseguir enfiar as agulhas
nos 40 pontos inicias. 

A primeira agulha tem de ter metade do n.º de pontos iniciais.
Neste caso 20. A segunda agulha fica com os restantes.
Ainda na segunda agulha, divide-se os pontos em três partes:
Uma agulha fica com os outros 20 pontos e as agulhas das laterais
com os restantes que sobrarem que teram que ser iguais.

Começa-se a tricotar em ponto meia,
fazendo uma diminuíção nas agulhas laterais,
no inicio e no fim de cada carreira, até se obter os 20 pontos iniciais.
Depois faz-se a curva do calcanhar e
arrematam-se os pontos com uma agulha de tapeçaria.

Aqui, pronta!


Estão como novos para uma nova temporada.
Não está perfeito, eu sei,
mas consegui o meu objetivo.

Bom Carnaval

Até breve
beijinhos

Conceição Esteves

8 comentários:

  1. perfeito!!!! e eis que surge uma meia nova!!! obrigada pela dica....Conceição precisava ter umas aulas contigo, pois nunca fiz meias....e adoraria saber fazê-las...A minha avó paterna e a minha sogra sabiam fazê-las, mas como estava longe delas não aprendi a fazer...uma grande pena.

    ResponderEliminar
  2. Não aprendi ... burrinha! Mas fiquei impressionada com o resultado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que menina poupadinha... é assim mesmo!!! Se não mostrasses o rotinho do calcanhar, ninguém diria que o tinhas substituído. Ficaram novas!
    A mim isso não acontece porque não as uso... mas já fiz algumas!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito bem amiga, disso não percebo nada, mas gostava de aprender, achei o resultado
    muito bom, beijo Conceição

    ResponderEliminar
  5. Quem sabe ...sabe!
    Gostava também de saber fazer!
    Quando me decidir a isso...venho aqui buscar ajuda!
    Excelente sugestão...uma vez que é no poupar que está o ganho!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  6. Olá Conceição, feliz a sua solução para poupar trabalho e material! Nunca tinha pensado nisso! Mas como poderia se as minhas meias ainda não foram usadas? Tenho que fazer mais! Está na lista...Boa Noite e beijinhos -capinha-

    ResponderEliminar
  7. Não está perfeito? Eu acho que festá perfeitíssimo! Que grande ajuda, amiguinha!
    Adorei saber, é natural que daqui por uns tempos venha a precisar desta dica maravilhosa, só tu!
    Muito e muito obrigada, Sãozinha, és um doce, "cachopa"!

    ResponderEliminar
  8. Olá Sãozinha,

    quem sabe, sabe, não há dúvida. Eu de meias não percebo nada, mas gostava de aprender pois achei o resultado magnífico, nem parece que foi emendado. Eu costumo cozer mas com linha normal do lado do avesso e duram ainda mais um bom tempo.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...