15 de outubro de 2014

Doce de pêra, maçâ e melão



700 gr de pêras
700 gr de maças
1000 gr de melão

1500 gr de açúcar branco
3 colheres de sopa de açúcar amarelo

sumo de meia laranja
1 colher de sobremesa de sal grosso
2 paus de canela 

(eu fiz com aproveitamento de frutas que tinha cá em casa, 
bem maduras: maças vermelhas, verdes e das amarelas, a pêra foi a rocha 
e o melão dos brancos).

Preparação:

Parta a fruta toda por igual em pedaços pequenos.
Lave, escorra e deite numa panela grande.
Junte os açúcares, o sumo da laranja, o sal e os paus de canela.
Salteie a panela para o açúcar chegar ao fundo.
Envolva um pouco com uma colher de pau.
Leve ao lume brando até o açúcar começar a ficar liquido.
Aumente um pouco o lume até começar a ferver.





 Quando o doce num prato raso fizer estrada ao passar o dedo, 
está pronto. Apague o lume e verta-o ainda quente para dentro 
dos frascos. Eu costumo esterilizar os frascos, para conservar
o doce por mais tempo.




Retirar os frascos e verificar se ficam 
com vácuo (à medida que vão arrefecendo as tampas dão 
um estalido) 

Agora é só provar!
Com umas bolachinhas de água e sal
e o lanche já está!

Muito bom mesmo!


Os pedaços que se notam são da pêra.
A maçã ficou desfeita e o melão translúcido.







Quatro frascos,
nada mal!

Até breve
beijinhos,

Conceição Esteves

11 comentários:

  1. Olá Conceição...esse doce deve ter ficado divino..juntou água na boca...Deus Abençoe por compartilhar tb dotes culinários...só me diga uma coisa qual a finalidade do sal grosso?...uma dúvida apenas...bjs...

    ResponderEliminar
  2. Olá Sãozinha,

    já me abriste o apetite pois fiquei com água na boca só de ver as imagens, hehehe.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Mesmo! A técnica perfeita, o resultado final e a estratégia de aproveitamento! Bravo!
    Só é pena que Vila Real seja longe e com estrada perigosa ... Se não, oferecia-me para provar.
    Beijinhos, querida. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Esse doce deve estar dos deuses!! Vou tentar fazer...com sorvete deve ficar muito bom também!
    Obrigada pela dica!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. eu sempre comi doce de pêra e de melão, mas em separado. tudo junto com maçã pareceu-me uma junção muito feliz. bom sábado. bjs

    ResponderEliminar
  6. Conceiçãozinha amiga,

    Não tenho andado sumida, não. Venho sempre espreitar tuas "habilidades"!!
    Falta é tempo para deixar um recadinho, mas vou corrigir isso!!
    A compota parece deliciosa!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. olá Conceição,vim só experimentar se o comentário me vai exigir provar que não sou um robot.

    ResponderEliminar
  8. Conceição, já respondi no meu blog , à questão colocada.. beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Ando há imenso tempo a dizer que tenho de fazer um doce de qualquer coisa...isto só pode ser um sinal :)
    Gostei da dica, parece ser delicioso o doce.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. E eu que adoro doces...fiquei com a receita arquivada!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Nham... mas que delícia! Tem cá um aspeto, menina! Muito obrigada pela deliciosa partilha, linda! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...